domingo, 26 de setembro de 2010

[Supernatural] Comentários da Bininha sobre a Season Premiere

Bom dia, meu amores…
Mais uma temporada que se inicia e agora, com expectativas diferentes, já que não temos Eric Kripke no comando, apesar de eu achar, desde o começo, que isso não mudará tanto assim as coisas, já que Sera é uma ótima roteirista, e está aliada à toda a antiga equipe e ainda em o Mestre como consultor. A equipe não mudou. Mudou apenas a direção. Além do que, Sera sempre foi parte da equipe, ela respira Supernatural assim como nós.
Críticas serão inevitáveis? Claro que sim… Mas, não sejam levianos, criticando por criticar… Supernatural sempre teve esse caráter de provocar amores e ódios a cada episódio, então, aguardemos com paciência para ver como isso tudo se desenrola.
Quanto ao episódio:
Uma temporada que se inicia de forma diferente e sem o arrepiante: “The Road so far”. Achei uma mudança desnecessária, entretanto, a segunda temporada também não teve isto e teve um começo empolgante. Logo de início faz-se uma recapitulação dos últimos acontecimentos. Mas, justamente, me pergunto: “Em todas as outras Season Premiere fez-se uma recapitulação de toda a temporada anterior, demonstrando o que os levou até aquele ponto, e sempre  com muita emoção. Desta vez, mostrou-se apenas o Sam e os minutos finais do apocalipse, sem qualquer carga emocional ou interesse em relembrar o passado. Porque?”
Porque não houve nenhuma recapitulação do momento chave, a meu ver, quando Chuck, todo de branco, desaparece? Porque não houve nenhuma outra recapitulação?
Só houve a recordação sobre Sam e sobre Sam falando que Dean deveria procurar a Lisa e viver uma vida em família. Não houve nenhuma recordação de fato que Dean não tivesse vivenciado por ele mesmo! Será que, ao invés de isso ser uma recapitulação, como houve em outras Seasons Premiere, não era apenas um sonho do Dean, enquanto dormia? Afinal, ele adora a Lisa e o Bem, mas sente uma falta constante e mortal do irmão, que sempre foi o seu mundo, desta forma, não tenho dúvidas de que ele tem sonhos constantes com o que o levaram a estar vivendo aquela vida, numa tentativa de seu subconsciente mantê-lo sempre conformado com a situação. E sem dúvida, o “Agora!” começa exatamente com Dean acordando. Tenho minhas dúvidas. Acredito mesmo que seja possível isto não ser uma recapitulação e sim um sonho ou pensamento de Dean.
Quando Dean acorda de seu sonho, é um espetáculo de companheirismo da Lisa. Li muita gente criticando a falta de questionamentos da parte dela. Amores, acho que vocês nunca viveram uma relação a dois.
Um cara que ela sempre amou e quis como exemplo para o filho dela, aparece na porta dela, DESTRUÍDO, pedindo amor e um lugarzinho nesta família, pois, Dean, não sabe viver fora de uma família. Ela obviamente aceita, mas nota que ele está plenamente destruído. Ele deve ter contado superficialmente o que aconteceu, já que ela sabia do apocalipse e da morte de Sam. Sendo assim, OBVIAMENTE o Dean não quer falar no assunto, afinal, quem conhece um pouco o Dean sabe de sua aversão a discussões sobre seus sentimentos. Ele está machucado, dolorido, sofrendo. Ele é sim neurótico com a possibilidade de uma criatura qualquer aparecer e ela sabe que ele tem motivos para isso. Ela o aceitou, sabendo de tudo isso. Seria injusto e leviano da parte dela começar a fazer mil questionamentos a cada olhar preocupado ou atitude estranha do Dean. Então, adorei a postura da Lisa, companheira, forte, amorosa. Gostei mesmo.
Realmente faltou o Heavy Metal no inicio do episódio, mas Beautiful Loser, do Bob Seger é um grande feito musical, espetacular em força de vida e se encaixa absolutamente bem à situação do Dean. Ouvi MUITA gente criticando esta música no início do episódio, mas acho que essas pessoas não tem conhecimento musical ou da língua inglesa o suficiente para compreender o quanto essa musica é perfeita ao Dean. Vou colocar um UM TRECHINHO da tradução da letra, para vocês analisarem e me dizer o que acham:
Ele quer sonhar como um jovem
Com a sabedoria de um ancião.
Ele quer sua casa e segurança,
Ele quer viver como um marinheiro no mar.
Beautiful Loser, onde você cairá?
Você percebe que apenas não pode ter tudo isso?

Continuam achando que a música não tem nada a ver?? Que bom que vivemos um país e em um blog livre, em que cada um pode ter sua própria opinião J
Adorei a comparação entra a vida de antes e depois do apocalipse, que mostra que pouco mudou para Dean, mas que uma única mudança foi substancial e nos permitiu notar o motivo pela falta do brilho nos olhinhos do Dean: Sammy.
Mas, foi interessante ver o Dean fechando todas as portas da casa e checando o Bem antes de dormir, pela simples preocupação de um pai, mas também, com a neurose de um caçador. O caçador e o homem de família estão ali, juntos, convivendo dentro daquela couraça.
O papo no bar, com seu vizinho, seria hilário, se não fosse trágico. O Dean tenta manter sua áurea de beber suas cervejas com Sammy, mas aquele vizinho tem assuntos muito triviais para um cara que viveu o apolcalipse no olho do furacão. Mas, mostra que Dean está tentando, verdadeiramente tentando. E o fato da Djin maluca ter dado o telefone a ele e ele ter rasgado só demonstra o nível de respeito e carinho que ele dedica à Lisa, pois, em outras épocas, ele já teria traçado as duas.
E “Pest Controler”? Fico chocada com a habilidade do Dean de transformar todo esse horror que eles presenciaram a vida toda em algo tão corriqueiro, mas também, ele cita necessariamente o fato de trabalhar com um parceiro, que o dói muito e demonstra que sente falta dessa vida. Seu olhar fica mais vívido e ativo quando fala disso.
A partir deste momento começam as partes confusas e que me deixaram com milhões de dúvidas. Depois da Djin tocá-lo, dentro do bar, os instintos de caçador gritam, e ele precisa ir atrás de um “grito desesperado de uma mulher”, quando começa a encontrar marcas de garras, mas nada encontra e começa a fazer pesquisas junto à policia local, pedindo que Lisa leve Ben para dar uma volta, para que ele possa verificar. Após ver o episódio todo parece que é verdade de Sam que Dean estava alucinando, com o veneno de um Djin, mas será?
Dean dirigindo outro carro??? CLARO…the metallicar é um carro que merece estar na estrada…o carro de um caçador, cheio de sentimentos, vida, emoção e contatos com o sobrenatural. Este carro não pode ser desfigurado e desrespeitado virando um carro de um papai de família, ele perderia sua essência.
Agora sim, o primeiro contato com o passado, efetivamente. E isso acontece justamente quando Dean encontra enxofre e então, recorre ao metallicar e ao diário do seu pai. É muito interessante ver que Dean realmente guardou sua antiga vida, completa, intacta, mas acessível, para que possa ser resgatada quando necessário. Inclusive sua jaqueta. Como eu sempre pensei. Dean Winchester, não é Dean Winchester o grande caçador, sem sua jaqueta que o caracteriza. E lá está ela, guardadinha :D em breve será utilizada e muito, tenho certeza.
E então…AZAZEL…The Yellow Eyes :D Espetacular como sempre…
Também li muita gente falando que sua aparição foi morna, que esperavam mais…Meu deus, ninguém analisa nada friamente??? Achei sua aparição incrível, pois, após descobrirmos que ele era um delírio da mente de Dean ficou muito claro que Dean tem PAVOR do Azazel, e que, com a morte de Sam, o que Dean mais preza e mais teme perder é Lisa e Ben, e que considera uma idiotice ter voltado para eles, colocando-os em risco. Pois, devemos lembrar que as palavras que saem da boca de Azazel são os próprios medos do Dean falando. Achei INCRÍVEL!!

E então, SAM WINCHESTER!!!! Salvou seu irmão, e de forma irônica, fria e debochada, com um olhar distante, muito mais Lúcifer do que Sam, ele fala que esperava uma recepção mais calorosa. MUITO estranho! Sam se propor a fazer os teste de imediato é estranho e ridículo. Pois, ok. Ele fez testes que comprovam que ele não é uma criatura qualquer, mas Lúcifer é imune a todos esses testes feitos. Mas os testes criam em Dean a ilusão que ele precisava para acreditar que finalmente teria seu irmão de volta. Tenho medo. O abraço deles foi lindo por Dean, mas foi deprimente por Sam, que mostrou distância, frieza.
Concordo que Castiel disse, no episódio 4.21, que se Sam tomasse todo o sangue necessário para vencer Lilith talvez nunca mais fosse o mesmo, imagina então, o sangue que ele tomou para suportar ser o receptáculo de Lúcifer. Compreendo que ele fosse modificado. Mas, o amor de Sam foi mais forte que o poder de Lúcifer para permiti-lo retomar o controle por alguns momentos e se jogar na jaula. Desta forma, tenho certeza que não importa o quanto Dean ou Sam mudem, o amor deles jamais deixaria de transparecer em cada gesto e olhar, como sempre foi. Para mim, este não é Sam.
Acho mais ainda. Se Sam tivesse voltado há mais de um ano, independente de tudo, teria procurado Dean. Eles precisam um do outro, ainda mais neste momento. E o fato de “Sam” ter falado para Dean que procurou quem o libertou durante semanas, é só uma tentativa de Lúcifer de fazer Dean ficar decepcionado com a indiferença do irmão.
Agora, Sam chama seus companheiros de caça de família e abre a porta, para apresentá-los à Dean, EXATAMENTE da mesma forma que Lucifer agia, com a mesma postura. E honsamente? Sam não chamaria qualquer um de família, mesmo que tivessem o mesmo sangue. Ele demorou IMENSAMENTE para aceitar Adam, que era seu irmão legítimo, imagine primos de terceiro grau.
E vamos combinar? Que familinha estranha. Alguém aqui assiste True Blood? Sabe o que essa família me lembra? Um clã de lobos. Sei lá… Há no ambiente um clima estranho. Não existe um clima de união familiar, nem mesmo de união de um grupo que se gosta.
Agora sim, um momento de emoção. Dean revê seu avô. Santo deus…O rapaz não vai agüentar.
“Eu queria vir te pegar, claro! Mas Sam estava irredutível sobre deixá-lo de fora, então deixamos!” ESTRANHO. Tenho novamente a impressão de que tentam jogar uma responsabilidade para cima do Sam, fazendo com que Dean fique chateado com ele e se aproxime da nova família, que queria ir buscá-lo. Estranho. Muito estranho!
Interessante o desinteresse de Samuel com a segurança de Lisa e Ben, pois o que UM caçador, que ele havia enviado, poderia fazer contra um casal de Djins? Então, Dean ORDENA como sempre, que Sam o leve para casa. Dean entra em pânico ao não encontrar sua família. É lindo o seu amor.
Bobbyyyy…Meu amado tio Bobby…A cara de preocupação ao ver Dean e sua família, foi incrível!!! E ele realmente parece não ter mudado nada. O que é estranho e complica a minha tese de que o Sam não é o Sam.rsrsrs… Porque o Bobby jamais trairia o Dean e se o Sam não fosse o Sam, o Bobby não se deixaria enganar… Complicou minha teoria… mas, continuemos em frente, pois ainda temos 17 minutos de episódio pela frente…rsrsrs
Novamente aquela familiazinha esquisita…Não consigo achar que eles são caçadores, que são do bem. Verdadeiramente não consigo. Sempre vejo eles como os lobos de True Blood. E eles sem nenhum plano…sei lá…poderiam estar tentando testar o Dean, mas isso seria ridículo. Agora, quando todo estão na casa do Dean e da Lisa e começam a mexer em tudo…revistas, porta retratos…o Dean fica puto…O que demonstra o apreço que ele tem por aquelas pessoas que ele ama e pela vida que vinha levando.
O choque de Dean ao ver que eles já tinha se reencontrado foi BIZARRO…o Dean ficou puto demais…A bronca de Dean, o seu desabafo, e assumir que fez tudo o que pode para libertar Sam, foram sem dúvida o ponto alto do episódio. Uma verdadeira explosão de sentimentos. E sem dúvida o desabafo de Bobby dizendo que mentiu sim, e mentiria de novo, porque estava feliz por ver Dean fora de tudo isso, foi o máximo. Realmente a atitude de pai que eu espero do Bobby! :D Mas, em meio a tudo isso, só vejo indiferença por parte do Sam.
E então, a conversa de Dean com Lisa, que eu ADOREI. Dean se sentindo culpado, achando-se um desastre, achando que tinha feito da vida dela um inferno e ela demonstra, com o poder do amor, que ele, do jeitinho que ele é, era perfeito para ela e para o Bem..
Amados,
Terei que sair agora para resolver um problema sério. Assim que voltar eu termino de escrever os meus comentários sobre este episódio :D

Um beijinho a todos… :D

0 comentários:

Postar um comentário