terça-feira, 28 de setembro de 2010

[ENTREVISTA]Kripke e Gamble comentam Season 6 de Supernatural

Amores,

Segue para vocês, agora com uma tradução um pouquinho melhor, a mais recente entrevista do mestre Kripke e da querida Sera Gamble.

Fiquem com a entrevista, aproveitem, e por favor. Vamos parar de especular, gritar, ficar histéricos, xingar a produção da série, e ter UM POUQUINHO de paciência para aguardar os próximos episódios? (inclusive, sexta-feira, aqui, ao vivo às 22hs. no Box Seriados.)

Beijinhos, Bininha.

Entrevista

A sexta temporada de Supernatural marca não apenas um novo capítulo na história do show, mas também uma mudança na condução, quando o produtor executivo Eric Kripke entregou o cargo de 'show runner' para Sera Gamble. Tendo estado na equipe como produtora e roteirista, foi uma transição suave para todos os envolvidos e ajudou a revigorar e reinventar a série de um modo que mantenha seu frescor por muitas temporadas.

Durante uma entrevista recente para promover o retorno do show, Kripke e Gamble falaram sobre começar do zero nessa temporada, ver como as coisas afetaram Sam e Dean após o apocalipse e como eles definitivamente estão prontos para mais temporadas, se houver demanda para isso.

Eric, qual era seu plano original de cinco anos? Se você não traria anjos para a história, como você teria feito o que fez, sem a participação dos anjos?


É uma pergunta muito boa e eu não sei. Quando você inicia um show, os planos não estão talhados em pedra. Eles são mutáveis, esboços feitos em guardanapo. Eu tinha um plano sobre demônios. Era esse meu plano quando comecei. Quando descobrimos, mais ou menos no Piloto, que aquilo se tornaria uma série, um dos produtores e eu criamos uma estratégia e ela envolvia demônios. Começamos por um demônio, que trabalhava para outro demônio e esse demônio tinha o intuito de libertar o próprio diabo. Era tudo uma questão de seguir a hierarquia demoníaca. Eu nem sei se sabíamos, à época, que o Yellow Eyes trabalhava para Lilith. Só sabíamos que haveria um demônio maior. E então decidimos fazê-la em forma de mulher porque o primeiro demônio era um homem. E assim as coisas evoluíram.

Tínhamos uma estrutura de uma hierarquia demoníaca que queria em última instância libertar Lúcifer e permitir que ele possuísse o corpo de Sam. O grande segredo sempre foi que Sam seria o receptáculo. Orginalmente, era só o fato de Dean ter que caçar e matar seu irmão. Mas então, justamente por isso, trouxemos os anjos para reforçar o outro lado da moeda. E então, Miguel entrou na jogada. A coisa evoluiu de apenas 'Eu tenho que caçar e matar meu irmão' para essas duas histórias refletidas sobre duas duplas de irmãos, dois do Céu e dois da Terra e como eles se comparam e contrastam. Muito disso tudo foi pura sorte e muito foi perceber as oportunidades que tínhamos à nossa frente na época e aproveitar o momento. E na maioria das vezes, funcionou.

Sera, como é a sensação de dirigir essa temporada?


Sera: É muito bom. Eu tenho o melhor time do mundo. O show é uma máquina bem lubrificada, a essa altura, então é meio que 'Não conserte o que não está quebrado". É essa a minha filosofia.

Como a sua promoção afeta seu roteiro? Quantos episódios você vai realmente escrever?
Escrevi uns 4 ou 5 por temporada, até agora. Imagino que vou escrever uns 3 ou 4 nessa temporada. Acabo re-escrevendo com mais frequência ultimamente. Adoraria dizer que vou escrever menos porque me daria mais tempo pra fazer outras coisas, mas isso provavelmente não vai acontecer. Devo escrever o mesmo tanto.

Eric, qual é a sua participação nesta temporada?
Estou sempre lá, mas não liderando, o que está me ajudando a 'endireitar a coluna'. Até agora, eu estive na sala [dos roteiristas] quando cada episódio saía e dei opiniões em todos os roteiros. Francamente, eu acho que ainda estou lá um pouquinho mais que Sera e Bob (Singer) gostariam que eu estivesse, mas estou mesmo tentando ter certeza que o show siga alguns parâmetros criativos, para que continue sendo Supernatural. Fora isso, estou entusiasmado e incentivando Sera a torná-lo um show dela e colocar sua própria interpretação da coisa e acho que será revigorante para os fãs. É um show que sempre se reinventa e estava na hora de se reinventar novamente.

Eric, o que mais te anima nessa temporada?
Deixar o passado para trás (apagar o quadro negro). Eu acho que isso é muito excitante. Mitologias se tornam fardos exaustivos, da perspectiva de um roteirista. Se olhar a fundo em Arquivo X, que mencionamos muito na sala [dos roteiristas] como algo que nos aterroriza ou mais pro final de Buffy, por mais que eu ame esse show, as coisas se complicam e é difícil. A coisa torna-se menos a alegria do porquê vc se apaixonou por aquele show em primeiro lugar e mais sobre ter que resolver todas as pontas do enredo.
Então, a oportunidade de dizer, "Certo, o filme Supernatural, como o conhecemos, acabou. Vamos nos ligar na sequência. O novo filme está começando. Aqui estão os novos personagens. Eles estão em momentos diferentes de sua vida e estão se envolvendo com uma nova conspiração e mitologia e eles podem se divertir e nós podemos colocá-los em novas situações sem estar atrelados à mitologia do passado." Não temos que nos preocupar com isso. Está sendo um momento revigorante e de muita liberdade na sala dos roteiristas.

É um novo arco que está começando?
Sim, mas eu não sei quanto dura esse plano. Sei que pelo menos por um ano. Pode se alongar. Assim como fizemos no começo do show, ali pelo meio da temporada teremos uma boa visão sobre se haverá mais um ano depois desse. Temos diferentes planos em mente. Eu acho que pode se alongar. A ideia é certamente ir adiante, se houver vontade, mas é uma sensação diferente. Será a diferença entre Alien e Aliens, com o mesmo assunto e personagens, mas com cineastas diferentes trazendo um novo estilo. Sera tem realmente seu próprio estilo. Serão os personagens que vc ama, mas num tom diferente, o que eu acho realmente excitante.

Sera, quais são suas idéias para esta nova temporada? Existe um enredo principal?
Há sim...Eric, Bob e eu, e também Ben Edlund conversamos sobre a 6a temporada, bem no começo da 5a, e falamos sobre como colocar as ideias sobre o que já tínhamos. A quinta temporada foi o apocalipse, então a 6a tem que lidar com o pós-apocalipse. Nós sabíamos que estávamos caminhando para o mais épico possível, então não quisemos enfiar outro problema. Não queríamos lidar com uma história nova porque parecia trapaça. Eu não acho que vc pode querer dar mais que Lúcifer e esperar segurar a audiência.



A sexta temporada começa com um mistério recorrente sobre monstros. Monstros serão, pela primeira vez, parte grande da mitologia, na forma como vêm agindo no pós-apocalipse. Vai ter muito mais Sam e Dean atirando na cara dos monstros, como nos velhos tempos, mas esses mistérios vão mudando. O show parece mais duro e pé-no-chão e eles parecem mais uma dupla de investigadores sobrenaturais às vezes, ao contrário de peões numa batalha épica. Isso foi algo que interpretamos até a conclusão, nas duas últimas temporadas.

O terá um ar mais "noir"?
Não serão só 'sombras e sobretudos', entretanto, ninguém é o que parece, todos têm segundas intenções e haverão muitas reviravoltas e traições.

Como será a dinâmica entre Sam e Dean? Será diferente na 6 ª Temporada?
De forma muito consciente fizemos uma referência à primeira temporada no começo dessa, porque sabemos do fato de que planejamos para que essa seja um pouco similar, com Sam voltando à vida de Dean e Dean tendo abandonado as caçadas. Na superfície, parece só isso, mas nós subvertemos a coisa bem depressa. Sob a superfície, as coisas não são exatamente como parecem.

E a nova família de Dean estará em toda a temporada?
No início os veremos um pouco, entretanto, sobre a temporada todo ainda não sei.

Quanto tempo Sam ficou no inferno?
Esta é uma das pergunta que responderemos ao longo da temporada, então você terá que acompanhar para descobrir.

No final da temporada, a importância de Dean em parar o apocalipse parecia ter sido abandonada em favor de Sam. O que você diria sobre isso? Será que os telespectadores interpretarão isso errado?
Tudo está aberto a interpretação. Longe de mim dizer o que os fãs têm que achar do show. Isso é com eles. Eu só posso dizer o que significou pra mim, que é que o show é sempre foi sobre família, da página 1 à 5000. Nunca foi sobre um irmão ou o outro. É sobre a relação entre eles. Pra mim, é uma coisa yin-yang.
A salvação do planeta dependia de ambos agindo igualmente e, se Dean não tivesse decidido se sacrificar e ir estar com seu irmão por causa do amor pela família e o relacionamento entre eles triunfar e se ele não tivesse aprendido a perdoar o irmão e amá-lo ao longo dos anos de experiência no show, então ele nunca teria feito o que fez, Sam nunca o teria visto, ele nunca teria visto o carro e nunca teria forças para assumir o seu corpo e salvar o mundo. É um trabalho para duas pessoas.

Então, ele desempenhou o papel ao qual estava destinado?
Eric: Sim, ee fez algo que jamais teria feito no Piloto, mas que aprendeu a fazer no final de temporada. Pra mim, é esse o ponto. Mas, enquanto estiverem assistindo, as pessoas podem pensar o que diabos quiserem.

Será que os Ghostfacers retornarão?
Sera: Pode ser. Não os incluímos em nenhuma história ainda e os Ghostfacers são mega-stars gigantes na Internet. Mas, vez ou outra, teremos uma história e pensaremos “Quem poderia fazer isso? Os Ghostfacers fariam!” Então, é só questão de tempo até que apareçam. É só se encaixarem na história.

Com Mitch Pileggi voltando em um papel recorrente, como a história dos Campbell e da mãe dos meninos vai se passar nessa temporada?
Sera: Desde que descobrimos que a mãe de Sam e Dean era uma caçadora e que vem de uma longa linhagem de caçadores, isso era algo que estava entalado na sala dos roteiristas e sobre a qual falávamos muito. Poderia haver caçadores que Sam e Dean não conheciam, que podiam ser membros da família que eles não conheceram ou nem ouviram falar. São ótimos caçadores, mas só trabalham entre si. São especialistas em monstros e estão por aí há muito, muito tempo. Queríamos fazer a história dos Campbell faz tempo e o fato de que agora os monstros são um problema grave na mitologia, foi uma boa razão para trazê-los. Haverá muitas histórias sobre origens nessa temporada  – as origens de Sam e Dean e as origens dos monstros.

Veremos os jovens Jonh e Mary novamente nesta temporada?
Sera: Nós queremos. Estamos só trabalhando na primeira leva de episódios. Eles estão definitivamente na mesa. Nós os amamos. São atores fantásticos e, se pudermos colocá-los num flashback novamente, nós o faremos. Assim que surgir a história certa, nós os traremos de volta.

Sera, você está preparada e disposta a mais episódios se esta temporada se sair bem?
Sim, com certeza, é claro.

Vocês perderam o co-produtor/escritor Jeremy Carver para esta temporada, como estão lidando com isso?
Sim, nós perdemos o Jeremy  para o seu próprio sucesso, o que é muito bom para ele. Ele e sua esposa estão produzindo a versão americana de Being Human. Mas, nós o adoramos.




Entrevista em inglês clique: AQUI

2 comentários:

J-otinha disse...

Cansei, nunca mais traduzo um texto desse tamnho .!!!!!!!

28 de setembro de 2010 às 18:33
Sabrina Fragoso Rosseto disse...

Hahahahahaha...Pára de chorar...Eu te falei para me mandar que eu traduzia, mas você não quis :D rsrsrs

29 de setembro de 2010 às 10:39

Postar um comentário