quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Análise ética sobre Dean

Dean Winchester – a partir de uma análise pouco aprofundada Dean poderia ser considerado um “bad boy”, sem valores morais ou apreço a algo que não seja o próprio prazer e diversão. Entretanto, um olhar minimamente atento poderá perceber que Dean talvez seja o personagem mais ético de toda a série considerando que em todos os momentos em que foi necessário tomar decisões que contrariavam a moral local, a lógica racional, ou ainda os seus próprios sentimentos, em prol de algo maior e mais correto ele foi capaz de tomar a decisão difícil, agindo da forma correta, com uma noção impecável do que é o certo e do que é o errado. Utilizo como exemplos alguns momentos específicos da série:

i. No 13º episódio da 1ª temporada, conhecemos Cassie, uma antiga namorada de Dean, a quem ele amou de verdade. Entretanto, acabou deixando para trás antigamente, e deixou para trás de novo, apesar de querer muito ficar ao seu lado para sempre, simplesmente por considerar que não era correto colocar a vida dela em risco a cada momento por conta da sua “profissão”. Escolha difícil, entre a própria felicidade e colocar em risco a vida da pessoa que você ama. Ele escolheu a mais difícil, entretanto, a mais correta e ética, além de ser sempre honesto com Cassie, a mulher que ele amava, mesmo que isso tenha lhe custado, anos antes, a separação dessa mulher.

ii. No último episódio da 4ª temporada, Dean percebe que há algo de errado nas atitudes dos anjos, por proibi-lo de ver seu irmão, com quem havia brigado e então, compreende que seu próprio irmão está a caminho de libertar Lúcifer, sem querer ou saber. Assim, chama Castiel e faz o que todos esperavam dele, dá um “chacoalhão” em Castiel, trazendo-o à realidade, e não só mostrando-se muito ético, como dando uma aula de ética a Castiel, deixando claro para ele que devemos buscar em nosso âmbito mais profundo o que vem a ser certo ou errado, mesmo quando nossos superiores, cultura ou familiares nos dizem o contrário.

0 comentários:

Postar um comentário